Entre para este grupo!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Viva o Centro a Pé, em Porto Alegre!

Passeio orientado mostrará conjuntos arquitetônicos do início do século XX, em Porto Alegre

Caminhada Viva o Centro a Pé acontece na Cidade Baixa<br /><b>Crédito: </b> Cristine Rochol/PMPA
Caminhada Viva o Centro a Pé acontece na Cidade Baixa
Crédito: Cristine Rochol/PMPA

A tradicional caminhada orientada Viva o Centro a Pé, em Porto Alegre, acontece na próxima edição, do dia 9 de outubro, no bairro Cidade Baixa. Desta vez, o evento contará com as participações especiais de cadeirantes, que pela primeira vez integram o passeio, e de 35 estudantes cariocas de arquitetura.

O arquiteto Paulo Cesa, formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 1982, orienta a caminhada. Ele é especialista em restauração arquitetônica pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura e professor na faculdade de arquitetura da PUCRS.

Roteiro 

O roteiro, com cerca de duas horas, vai mostrar os conjuntos arquitetônicos do início do século XX, de casarios de porta e janela. "Eles caracterizam a colonização portuguesa", explica Cesa. A Travessa dos Venezianos, localizada entre as ruas Lopo Gonçalves e Joaquim Nabuco, é um exemplo desses casarios. Trata-se de um conjunto de 17 casas populares tombadas pelo município. Na rua, o calçamento original de pedras irregulares está mantido.

A visita inclui ainda o Museu de Porto Alegre, instalado no Solar Lopo Gonçalves e construído entre 1845 e 1855 na antiga residência da família de Lopo Gonçalves Bastos. A rua João Alfredo, tradicional pela sua vida noturna, também está no roteiro.

Saída e inscrições 

A caminhada orientada sairá às 10h do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. O valor é 1kg de feijão ou arroz, óleo de cozinha ou leite em pó, que serão recolhidos no ponto de saída do roteiro. As doações serão encaminhadas a instituições do município.

As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é das secretarias municipais do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), de Turismo (SMTUR), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira-Dama. Outras informações no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

Nenhum comentário: