Entre para este grupo!

sábado, 18 de julho de 2009

Teatro fórum - Para Atores e não Atores

Será uma oficina com 20 horas de duração onde são experimentados jogos e exercícios teatrais do Teatro do Oprimido. Os participantes da oficina montarão um teatro-fórum baseado em algumas experiências que viveram de opressão, essa peça-fórum poderá ser levada a público se for vontade dos participantes. E o espect-ator poderá intervir nos rumos dessa história, porque no teatro-fórum é assim, você assiste à peça e no final pode interferir na história tentando solucionar os conflitos.

Teatro do Oprimido:

Método estético que sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro. Cria também condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão. Além de estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.

Idealizado e estruturado pelo teatrólogo Augusto Boal, o Teatro do Oprimido procura redimensionar o teatro, tornando-o um meio eficaz na compreensão e na busca de alternativas para problemas pessoais e interpessoais. Suas vertentes pedagógicas, sociais, culturais, políticas e terapêuticas se propõem a transformar o espectador (ser passivo no fenômeno teatral) em protagonista da ação dramática (sujeito, criador, transformador), estimulando-o a refletir sobre o passado, transformar a realidade no presente e inventar o futuro; onde através de uma prática artística, social e política, o individuo readquire condições de reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria destinação histórica. ( www.ctorio.org.br )

Serviço:

O que: Oficina de Teatro-Fórum

Duração: 20 horas (oito encontros)

Ministrante: Celso Veluza

Quando: 05 a 28 de Agosto (quartas e sextas)

Horário: Das 19h às 21:30h

Onde: Centro Cultural Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551 - Porto Alegre - Sala 502).

Valor: R$ 80,00

Inscrições: 9161.5014 ou celso.veluza@gmail.com

Fotos: Celso Veluza

Realização: NETO – Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido

Contatos: celso.veluza@gmail.com e 9161.5014 – Porto Alegre

Blog: www.teatro-do-oprimido.blogspot.com

Nenhum comentário: