Entre para este grupo!

terça-feira, 12 de maio de 2009

"Luz, Câmera, Sublimação!"

Informações sobre o grupo PET: Este ciclo de cinema faz parte de um projeto do grupo PET, Programa de Educação Tutorial do curso de Psicologia UFRGS. O, é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação e sua operacionalização ocorre através de grupos de 12 estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país. O programa é orientado pelo princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Dessa forma, buscando cumprir com as diretrizes do Programa, ogrupo PET Psicologia da UFRGS desenvolve atividades como fóruns de discussão, pesquisa, inserção em disciplinas do curso de Psicologia, ciclos de cinema, entre outros.

O ciclo de cinema, batizado por "Luz, Câmera, Sublimação!", vem acontecendo desde 2006 e tradicionalmente é realizado no próprio Instituto de Psicologia da universidade, onde exibimos filmes previamente escolhidos e convidamos profissionais da área para comentar e debater os temas propostos. Em 2009 o grupo optou por expandir o evento, realizando-o na Livraria Cultura e prezando por um público mais diversificado, não apenas composto por estudantes de psicologia, mas aberto a todos aqueles que se sensibilizem por debater temas contemporâneops e instigantes.

AS FRONTEIRAS DO OUTRO: COMO CONVIVEMOS COM O DIFERENTE?
Onde termina uma cultura e começa outra? Num mundo que se pretende cada vez mais globalizado e heterogêneo, as fronteiras, sejam elas políticas ou subjetivas, se mostram líquidas e indefinidas. Como se coloca o sujeito em relação ao outro quando sua própria condição emerge flutuante e tensionada pela diferença? Este é o debate que o grupo PET - Psicologia / UFRGS e a Livraria Cultura pretendem instigar através da exibição de filmes que abordem a temática, comentados por profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Programação:
Sábado, 30 de maio, 16h
Filme: Crash - No Limite
Comentadores: Norton Rosa Jr. e Caleb Faria Alves

Sábado, 27 de junho, 16h
Filme: Café da Manhã em Plutão
Comentadores: Eliane Nogueira e Martha Narvaz

Nenhum comentário: