Entre para este grupo!

domingo, 17 de maio de 2009

18 de maio se comemora em todo o país o Dia Nacional da Luta Antimanicomial-Participe!

...Assim encontramos Luiz Guides... Pintando... 81 anos, morador do Hospital Psiquiátrico São Pedro desde 1950 e um dos mais antigos freqüentadores da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre(RS). Este artista recluso é parte integrante da luta pelos direitos dos portadores de sofrimento psíquico em nosso país.

Esta história marcada pelo dia 18 de Maio de 1987, no Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru (SP), que surgiu o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial. Trata-se de uma ação social, que tem como princípio a promoção de um tratamento digno e territorial para todas as pessoas com experiência de sofrimento psíquico e de uma cultura de respeito às diversidades.

E é exatamente no dia 18 de maio que se comemora em todo o País o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com passeatas, debates, atividades culturais, enfim, uma semana de manifestações públicas que reafirmam junto à sociedade a importância da concretização plena destes ideais.

Nesta semana de 18 a 22 de maio, uma série de eventos estará sendo promovida, junto ao Instituto de Psicologia , com a participação de estudantes, professores, trabalhadores e usuários da rede pública de serviços de saúde mental, marcando a passagem do 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, por um cuidado em liberdade. SITE : CRPRS http://www.crp07.org.br/agenda.php / outros eventos alusivos ao 18 de maio que acontecem na cidade:

18 a 27 de maio - Saguão do Instituto de Psicologia:

* Exposição da Oficina de Fotografia da Equipe de Saúde Mental Lomba/Partenon

* Exposição da Oficina de Expressão Plástica do CAPS CAIS Mental Centro

19 de maio - 18 horas - Auditório da Escola Técnica Documentário Ruínas da Loucura,

20 de maio- Instituto de Psicologia:

* 13:30h: Roda de Leitura da produção dos usuários do Atelier de Escrita do CAIS (quem quiser participar leve sua escrita também!)

* às 15:30 horas: filme produzido pelos participantes da Oficina de Imagens do CAIS, na sala 210

20 de maio à 22 de maio- Instituto de Psicologia:

* das 10h às 19h: Feira de Bijuterias, Almofadas e Tapetes produzidas pelos usuários da Equipe de Saúde Lomba/Partenon.
Luis Guides

Nenhum comentário: