Entre para este grupo!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

ARTETERAPIA PARA MILITARES...

Nasceu a terceira edição da revista O Cidador, de Marilice Costi! Acompanho esta iniciativa desde o primeiro número no segundo semestre de 2008. Encontrei nesta iniciativa muita energia e valor rização da troca de conhecimento, entendido aqui como experiência viva na área do cuidado com aquelas pessoas que necessitam de atenção especial. Ao ampliarmos o conceito de cuidador, nos daremos conta de que todos somos de alguma forma cuidadores uns dos outros, quando estamos desconectados deste conceito estamos em uma posição muito autocentrada; e esta pode nos dar uma visão limitada da realidade. Por isto esta revista tem o importante papel de informar sobre as várias práticas profissionais e seus recursos aos demais profissionais, aos que cuidam e aqueles necessitam destes atendimentos. Estarei participando desta edição com um texto sobre o trabalho de Arteterapia com Militares. Este é um trabalho fruto da elaboração de uma experiência em conjunto de mais três colegas arteterapeutas em workshops realizados em 2007 com sete grupos de militares da ativa em Porto Alegre. Me chamou a atenção a colocação de Marilice Costi sobre o "cuidado ao cuidador, no seu blog:

"A verdade das coisas se completa com vários olhares. Muitas pessoas não acolhem, não partilham, não são solidárias, não têm empatia, não se importam com a dor do outro. Algumas até usam os que dela precisam em benefício próprio. Afirmam alguns cientistas, que isso vem carimbado nas mentes. Talvez. Mas é sabido que viver em ambientes solidários estimula o aprendizado do cuidado.(...) Informar o cuidador é fundamental. Nosso objetivo na escolha dos temas da revista.E sempre trazer a arte para que a mente descanse e descubra a beleza do criar. Não foi para isto que fomos feitos?" (
http://www.ocuidador.com.br/2009/04/o-cuidador-3-revista-dos-cuidadores.html)

Transcrevo para vocês o Sumário da Edição 3 da Revista O Cuidador e, desde já aguardo seus retornos a respeito do texto que escrevi enquanto relatora deste processo:

A FALA dos CUIDADORES
GUERREIRAS EM UTI NEONATAL - Gabriela Nunes Cordeiro Gomes Moura
UM CUIDADOR NO ABSURDO - Varda Dascal (de Israel)
ARTETERAPIA PARA MILITARES - Eliane Barreto
INTERDIÇÃO: UM CUIDADO IMPORTANTE - Cibele Gralha Mateus/Vanessa Schutz
DEVERIA SER PROIBIDO - Diza Gonzaga
A CORAGEM E O MEDO DE UMA CUIDADORA - Inácia Regina Bairros
QUANDO O AJUDAR É ANULAR-SE - Codependentes Anônimos
A FUNÇÃO DO SILÊNCIO - Roseli Margareta Kühnrich de Oliveira
COLUNA - Luis Veiga Leitão (Portugal)

Nenhum comentário: