Entre para este grupo!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Arteterapia e Obesidade !!!

Segundo o IBGE, hoje, cerca de 40% dos Brasileiros são obesos .

Como todos sabem, o ganho e acúmulo de peso é normalmente causado pela cultura do consumo de produtos industrializados e pela falta de exercícios físicos regulares. O que poucos sabem, é sobre a importância do acompanhamento psicológico com pacientes obesos. Bem, a primeira questão é; - Se já sabemos da importância de uma boa alimentação acompanhada de exercícios físicos regulares, porque os números publicados pelo IBGE são crescentes? Porque temos dificuldade de iniciar, procurar o nutricionista e começar uma dieta saudável e equilibrada? Porque deixamos para nos matricular em uma academia na próxima segunda-feira?

A saúde Psíquica deve ser tão valorizada e “exercitada” quanto a saúde física. A psicoterapia possibilita o encontro de novos caminhos, para que possamos enfrentar , minimizar e dissolver os obstáculos emocionais que nos desvirtuam para uma escolha errada, a qual sabemos que nos prejudica fisicamente.

Tudo isso, ocorre `a nível inconsciente. A nossa consciência (racional), nos diz que não devemos comer mal, porém, as emoções conturbadas e reprimidas no nosso inconsciente, não possuem recursos suficientes para subirem ao campo da consciência.

O trabalho psicológico, faz justamente o papel auxiliar e amplificador da comunicação entre consciente e inconsciente , a qual é necessária para o processo de auto-conhecimento. Portanto, acredito e defendo que para que aconteça uma real transformação corporal, é de extrema importância que esta se movimente de dentro para fora. Os obstáculos encontrados são elaborados, desde a primeira fase (ancorar a decisão), passando pelo processo de esvaziamento e emagrecimento até a permanência do peso. E o que realmente trabalhamos, é o esvaziamento, não de gordura corporal acumulada, mas sim, o de “gordura emocional” reprimida.

Como psicóloga e arte terapeuta, encontro na arte a possibilidade rica em encontrar o caminho para auxiliar esta comunicação (consciente - inconsciente), pois, na arte terapia, trabalhamos com a amplificação do campo criativo através do fazer artístico sem preocupação estética. Assim, auxilia o resgate da estima a si próprio; a construir um espaço seguro e agradável, necessário para o processo de criação e expressão; cria condições para que o indivíduo reconheça sua própria história, facilitando a auto-percepção e a aceitação de sua individualidade.

A Arteterapia é uma prática terapêutica que estimula o indivíduo a externalizar através da arte conteúdos simbólicos armazenados em níveis profundos da psique, sua decodificação e sua integração ou transformação promovem a saúde psíquica do Indivíduo.


Mariana Plaisant

Psicóloga e Arteterapeuta CRP: 05/35615

http://www.chamamed.com

Nenhum comentário: