Entre para este grupo!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota". (Madre Teresa de Calcuta)
Hoje quando eu li este pensamento, lembrei da Prof. Cleidi, que multiplica o conhecimento sobre a Visão subnormmal, seu desenvolvimento e as possibilidades de adaptação que são possíveis para aumentar a capacidade de ver.
Para nós, seres humanos com a visão normal (videntes), com uma cultura pautada pela imagem, pelas expressões corporais(visualizadas), piscadas,sorrisos, caras feias, olhares, caretas, fotos, filmes, letras, placas e sinais... O por-do-sol e o amanhecer, pra maioria das pessoas, tem cores, formas volumes, luzes... mas para algumas tem menos. E até bem pouco tempo não eram dada a estimulação visual para otimizar a visão residual e ampliar o seu mundo perceptivo.
Este trabalho é muito novo, não se trata do atendimento dedicado aos cegos, mas de uma atividade de desenvolvimento da funcionalidade visual, em casos de doenças e malformações dos olhos e nervo óptico, congênitas ou adquiridas. 
Tenho atuado como estimuladora visual e arteterapeuta, como voluntária do Instituto VER. É uma instituição muito nova e com muito poucos recursos, e então pensei: preciso avisar aos possíveis colaboradores como ajudar. Agora estam faltando muitos materiais especializados, mas faltam também coisas simples tais como: lanternas de vários tamanhos, sinalizadores de luz e brinquedos com luzes...  Se você quiser fazer parte deste trabalho entre em contato comigo pelo email eliane_barreto@yahoo.com.br  Obrigada e Feliz Natal!!!


Nenhum comentário: