Entre para este grupo!

domingo, 14 de setembro de 2008

Quando for ao Rio... vá ao Instituto Benjamin Constant!!!

Nestes dez dias em que estive no Rio, uma das minhas prioridades era conhecer o Instituto Benjamin Constant, afim de observar suas práticas e instalações para o trabalho com a cegueira e a Baixa Visão.
Este instituto foi criado pelo Imperador D.Pedro II através do Decreto Imperial n.º 1.428, de 12 de setembro de 1854, tendo sido inaugurado, solenemente, no dia 17 de setembro do mesmo ano, na presença do Imperador, da Imperatriz e de todo o Ministério, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos.

Atualmente, o Instituto Benjamin Constant vê seus objetivos redirecionados e redimensionados. Possui uma escola, capacita profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições, realiza consultas oftamológicas à população, reabilita, produz material especializado, impressos em Braille e publicações científicas.

A visita foi emocionante, estar lá e ser muito bem recebida foi muito bom, fizemos uma visita guiada por uma das coordenadoras passando por todas as instalações observando aulas práticas... No final da manhã mais uma surpresa, encontrei lá duas colegas que haviam feito um treinamento Técnico em estimulação e habilitação para crianças com baixa visão aqui em Porto Alegre, elas estarão lá até o final do anofazendo especialização em alfabetização Braille e Matemática para pessoas portadoras de deficiência visual. Bom saber que somos muitas pessoas em torno de um mesmo objetivo...







Nenhum comentário: