Entre para este grupo!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Fátima é indicada para o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita!!!

Crianças e adolescentes portadores de deficiência visual de Alvorada descobriram no ambiente escolar o caminho da independência e da auto confiança. Eles fazem parte do projeto 'Vemos com as Mãos', desenvolvido na Escola Estadual Senador Salgado Filho. Com a iniciativa, o Ensino vai além do conteúdo pedagógico.
Os alunos aprendem a realizar tarefas do dia-a-dia (como arrumar cama, cozinhar e lavar louça). As atividades ocorrem numa sala de recursos adaptados, numa espécie de minicasa, com um computador com alerta sonoro.O 'Vemos com as Mãos', que completará cinco anos, recebeu o apoio do Instituto HSBC Solidariedade, que repassará em três parcelas até 2010, para a execução das atividades. O projeto ficou entre os dez selecionados no país.


Com a verba recebida neste ano a escola adquiriu uma impressora em braille, uniformes e material adaptados, como tabuleiro de xadrez e bolas com guizo. A ação atende a 28 alunos portadores de deficiência visual ou com visão abaixo do normal. Doze estudam na Escola Salgado Filho. O restante é de dez escolas da cidade. Alguns apresentam deficiências mentais e auditivas. O atendimento acontece no turno inverso ao da aula. Eles participam, ainda, de atividades como balé e capoeira.


"A resposta é imediata e percebemos que a auto-estima transforma. Ela faz com que eles se sintam valorizados e fazendo parte de algo", ressaltou a coordenadora do projeto, Fátima Azambuja. Com a iniciativa, a professora é uma das 50 pré-selecionadas ao Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, entre os 4,6 mil trabalhos avaliados. O vencedor será conhecido em outubro.O projeto prevê também o preparo dos professores e dos alunos para melhorar a relação com os estudantes que possuem algum tipo de deficiência. "O objetivo é dar a eles independência na vida escolar e social." (Correio do Povo -
ANO 113 Nº 319 - PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2008)

Nenhum comentário: