Entre para este grupo!

domingo, 6 de abril de 2008

Baixa Visão é Luz!!!


Quando voluntariava na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, tive minhas primeiras perguntas sobre o desenvolvimento visual do portador de Subvisão. Na época eu nem imaginava que existisse essa classificação, só conhecia as definições: Cego ou Vidente.
Dentro deste contexto, percebi durante os turnos de trabalho na oficina, que havia uma pessoa cega, que, surpreendentemente: não se orientava no espaço, apresentava muita dificuldade de se locomover seguramente e não demonstrava aquela “esperada” hipersensibilidade em outros sentidos. A princípio associei isto à supostos problemas de cognição conseqüêntes de alguma doença mental. O que eu não sabia é que não era tão simples. Buscando conhecer sua história de vida, obtive a informação que ela estava no Hospital Psiquiátrico há mais de vinte anos e que chegara lá com diagnóstico de criança “nervosa e com retardo”. Vítima de abandono pela família, descobriu-se em seguida que era cega. Com esse diagnóstico ela cresceu e se desenvolveu como incapaz. E tornou-se incapaz. Totalmente dependente de tutela em tempo integral, apesar de perceber alguns vultos, não sabe o que fazer com isso e pela própria atmosfera doente de um lugar como este, vê-se seguidamente ela sendo guiada por outros moradores, portadores de doenças severas que lhe dão algum retorno afetivo, mas sem condições de auxiliá-la a vencer seus obstáculos.
Por isso quando fui convidade a fazer o Curso Técnico em Estimulação e Reabilitação Visual Infantil promovido pelo Instituto Ver( http://www.institutover.org.br/) , não pensei duas vezes. Acredito que as ferramentas da Arteterapia podem auxiliar muito neste trabalho. Quando recebi a informação de que 80% dos portadores de deficiência visual poderiam ter evitado o agravamento de seus problemas visuais. Que poderiam desenvolver-se aumentar sua capacidade de tornar esses baixos níveis de visão algo útil para o seu desenvolvimento e independência... Lembrei-me imediatamente daquela mulher da oficina de criatividade. Certamente esse tipo de capacitação tão difícil de ser encontrada, será muito bem recompensada com a diminuição da Cegueira Funcional através de ações preventivas. Parabéns Instituto Ver...

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o teu trabalho.
Estou fazendo o curso do Instituto VER contigo. Sou de Santa Maria e Trabalho na Associação dos Cegos e Def. Visuais ACDV
Um Grande abraço e até a próxima aula
Clecimara

Anônimo disse...

Olá!! Realizou um excelente trabalho!
Sou estudante de design e estou realizando um projeto para crianças com baixa visão. Será um novo software educativo, para servir como apoio no aprendizado e reabilitação da criança. Porém, ainda estou em fase de pesquisa e acho que você poderia me fornecer algumas informações.
Desde já, agradeço a atenção.
Email: patrockgirl@hotmail.com.