Entre para este grupo!

segunda-feira, 3 de março de 2008

Arteterapia para Familiares de Militares no NATIEX, 5- andar da Policlínica Militar de Porto Alegre



Hoje nós iniciamos a divulgação do novo grupo de arteterapia que coordenaremos no Núcleo de Atendimento a Terceira idade do exercito – NATIEX. Estamos otimistas, este ano teremos um grupo maior e com duração o ano inteiro, com férias de meio de ano e conclusão das atividades em novembro.
O inicio das atividades de arteterapia na segunda-feira, dia 24 de março de 2008 as 9:30h na Policlínica Militar de Porto Alegre 5° andar. Maiores informações pelo fone: 51 – 92362726.
Arteterapia explora as potencialidades do indivíduo maduro pela expressão e comunicação não-verbal, desenvolve habilidades físicas e emocionais através de experiências artísticas terapêuticas com técnicas variadas. Baseia-se no princípio de que a expressão artística é reveladora de conteúdos internos do indivíduo, que o faz através de modelos simbólicos, livre de censura moral e racional.
A partir desta definição, é bom falar que os conhecimentos da gestalt terapia nos proporciona um olhar que está muito presente neste trabalho... Fazer arteterapia baseada no ideal experimental do "aqui - agora" e nas relações com os outros e com o mundo, instrumentaliza os participantes para lidar melhor com o cotidiano, com suas alegrias e seus revezes...
Valoriza-se o importante o papel das atividades criativas e expressivas para o desenvolvimento pleno de cada ser humano e de cada comunidade.
O uso da arteterapia em grupos de adultos maiores implica que o processo criativo possa ser um meio de reconciliar conflitos emocionais e estimular crescimento pessoal criando vínculos. Ampliando assim o que J. Perls chamou de Awareness. Ele referia-se a capacidade de aperceber-se do que se passa dentro e fora de si no momento presente.
Também há o estímulo a um processo auto-valorativo, de recuperação e manutenção da auto-estima e da importância da contribuição sócio-cultural do indivíduo maduro. Apropriar-se das contribuições coletivas, como parte de uma produção pessoal.
Caso você conheça alguém que possa vir a se beneficiar deste trabalho por gentileza divulgue!

Nenhum comentário: